Reflexão #50

Reflexão #50

#chave do #autoconhecimento está na busca honesta das #causas e #consequências dos nossos #sentimentos ?
.
Onde encontrar este tal de autoconhecimento?
.
Temos muitas ferramentas práticas para nos prepararmos para esta busca. Respiração, meditação, concentração, boas energias, relações e rotinas saudáveis. Tudo isto nos ajuda a preparar um terreno fértil para o autoconhecimento.
.
Mas conhecer a nós mesmos, entender os trâmites, as resistências, as fragilidades, os fatos que nos levaram a ser quem somos hoje é um trabalho suado, doído, trabalhoso e que requer persistência, coragem e alguém para nos guiar.
.
Procurar armadilhas, tirar do nosso mais íntimo interior verdades que escondemos de nós mesmos por anos e anos; assumir responsabilidades e fragilidades emocionais.
.
Olhar para o mundo ao nosso redor é e sempre foi mais fácil que olhar para nós mesmos.
.
Por isto eu te convido a dar um suspiro, fechar os olhos e pensar: será que eu realmente e honestamente conheço as causas e consequências das coisas que ando sentindo?
.
O que me dá #medo? E por quê? O que me entristece? E por quê? O que sinto quando revisito meu #passado e por que sinto? E quando penso no #futuro? Que sensações tenho tido na minha rotina e por quê? O que me alegra? O que me instiga? O que me interessa? E qual a consequência disto tudo na minha rotina, nas minhas escolhas ou na falta delas?.
.
Eu precisei de muita ajuda profissional (um viva aos psicólogos e também às praticas que me ajudaram a preparar o terreno) para começar a me entender. E nem sei dizer quantas vezes desisti no meio do caminho até encarar que o trabalho valeria a pena. ♡

.
#Pense. Me conte- se quiser, claro.